Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Páscoa e seu símbolos

Olá pessoal, tudo bem? O nosso post irá falar sobre um tema que, nessa época do ano, é uma delícia de chocolate: a PÁSCOA.

Mas você sabe o que significa cada um dos símbolos do Páscoa? ………. Então vamos lá, aprender um pouco sobre essa data tão gostosa.

PÁSCOA OU DOMINGO DA RESSUREIÇÃO

Páscoa ou Domingo da Ressureição é uma festa religiosa, marcada por um feriado, que, segundo o Novo Testamento, comemora a ressureição de Jesus Cristo ocorrida 3 dias após sua crucificação na colina de Gólgota, também, conhecida como Calvário.

É uma das principais celebrações do ano litúrgico cristão e uma das festas mais antiga e importante do Cristianismo. O domingo de Páscoa é o ponto alto da Paixão de Cristo, sendo precedido pela Quaresma (período de 40 dias, sem contar os domingos, compreendido entre a Quarta Feira de Cinzas até a missa, geralmente, vespertina da Quinta Feira Santa), período preparatório de jejuns, orações e penitências, sendo que a semana que precede a Páscoa é conhecida, tradicionalmente, como Semana Santa, a qual contem o Tríduo Pascal que inclui:

Quinta Feira Santa: dia em que se comemora a Última Ceia;
Cerimônia do Lava pés: onde, segundo o evangelho de João (13: 1-17), Jesus o teria realizado durante a Última Ceia;
Sexta Feira Santa: dia que relembra a crucificação e morte de Jesus Cristo.

DATA DE COMEMORAÇÃO DE PÁSCOA

A Páscoa é uma data móvel no calendário cristão. O Concílio de Niceia (ocorrido em 325) estabeleceu a data da Páscoa no 1o. domingo após a lua cheia depois do equinócio de primavera, para o hemisfério norte, e outono, para o hemisfério sul. Por isso, a data da Páscoa varia de 22 de março a 25 de abril.

SÍMBOLOS DA PÁSCOA

A Páscoa cristã está ligada à Páscoa judaica (Pessach – que comemora a libertação do povo hebreu escravo dos faraós do Egito), tanto pela data como, também, por muitos simbolismos.

Os costumes pascais variam bastante entre os cristãos de todo o mundo, mas incluem: missas matinais, a troca do cumprimento pascal e de ovos de Páscoa, a caça aos ovos e o coelho de Páscoa. Há, também, uma grande variedade de pratos típicos relacionados à Páscoa e que variam de região para região.

RAMOS DE PALMEIRA: A Semana Santa inicia-se com o Domingo de Ramos que relembra, segundo os evangelhos, a entrada de Jesus Cristo montado em um jumento em Jerusalém. O povo em festa, lançou seus mantos à sua frente assim como pequenos ramos de árvores e cantou partes de um salmo. Segundo os simbolismos e tradições da época, um rei chegava montado num cavalo quando queria a guerra e num jumento quando procurava a paz. Portanto, a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém simbolizaria sua entrada como um “príncipe da paz” e não um rei guerreiro. Atualmente, as folhas de palmeira são utilizadas na decoração das igrejas, durante a Semana Santa, como símbolo de boas vindas a Jesus Cristo.

CORDEIRO: É um dos símbolos mais antigos da Páscoa, lembrando a aliança que Deus teria feito com o povo hebreu no Antigo Testamento. A tradição católica diz que Moisés sacrificou um cordeiro em homenagem e agradecimento à Deus pela libertação dos hebreus da escravidão no Egito. Também simboliza, do ponto de vista cristão, Jesus Cristo, que foi crucificado para libertar os homens de seus pecados.

SINOS: São os símbolos que anunciam, nas igrejas católicas, a ressureição de Jesus Cristo no domingo de Páscoa.

CÍRIO PASCAL: É uma grande vela decorada com as letras gregas alfa (α – que significa início) e ômega (W – que significa fim) e utilizada durante as missas da Semana Santa. É acessa no Sábado de Aleluia e, durante a Vigília Pascal, é inserido na vela os 5 pontos das chagas de Jesus Cristo na cruz. A luz da vela representa a ressureição de Cristo.

PEIXE: É um símbolo que remete aos apóstolos que eram pescadores. Representa a vida, sendo utilizado pelos primeiros cristãos, da seguinte maneira: IXTUS (peixe em grego) que eram as iniciais de Iesus Xristos, Theos Huios, Sopter (que significam Jesus Cristo, Filho de Deus, o Salvador). É tradição se consumir peixe para relembrar os 40 dias de jejum de carne, seguido pelos cristãos durante a Quaresma.

PÃO E VINHO: Eram a comida e bebida mais comum de muitos povos. Jesus Cristo se serviu dos alimentos mais comuns de sua época para simbolizar sua presença constante entre os seres humanos. Simbolizam o corpo e sangue de Jesus Cristo, os quais foram repartidos com os discípulos durante a Última Ceia.

COLOMBA PASCAL: É um símbolo tradicional alimentar da Páscoa criado no norte da Itália. Reza a lenda que o rei lombardo Albuino, raivoso com os problemas causados pela guerra e a resistência militar na cidade de Pavia (na Itália), se acalmou e desistiu de sua vingança após ganhar de um padeiro de Pavia um pão doce em formato de pomba, que preconizava a paz. A pomba simboliza a paz de Cristo e, também, a presença do Espírito Santo.

OVOS DE PÁSCOA: É um dos símbolos mais tradicionais e populares da Páscoa. Está associado com renascimento de uma nova vida e com a fertilidade. Durante as festividades para comemorar o solstício de primavera, no hemisfério norte, e a época de plantio, os ovos eram cozidos, pintados e presenteados, para representar a fertilidade e a vida. Esse costume passou a ser seguido pelos cristãos, onde os ovos eram pintados com imagens de Jesus Cristo e da virgem Maria, representando, simbolicamente, o nascimento do Messias. Inúmeras culturas mantem esse hábito até os dias atuais, entretanto, no mundo moderno, os ovos fabricados de chocolate viraram uma tradição para se comemorar o Domingo de Páscoa.

COELHO DE PÁSCOA: Simboliza a fertilidade e a esperança de uma nova vida, devido a capacidade desse animal se reproduzir em grandes ninhadas e com a chegada da primavera serem os primeiros animais a saírem de suas tocas. Relaciona-se com a Páscoa por representar a esperança de vida na ressureição de Jesus Cristo. Assim como os ovos de chocolate, os coelhos, também, viraram tradição de presente para se comemorar o Domingo de Páscoa.

Espero que vocês tenham gostado do post e aproveitem a Páscoa para se alimentar bem entendendo o significado de cada símbolo mas, principalmente, para renovar as esperanças em uma nova vida. Feliz Páscoa a todos!!

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Parceiros