Pessoas procuram a odontologia estética por vários motivos, seja para parecer mais jovens, para melhorar a aparência do sorriso, para poder sorrir com tranquilidade, para melhorar a mastigação entre outros. A odontologia moderna oferece uma ampla variedade de opções de tratamento para pessoas que procuram melhorar seu sorriso. As opções variam de facetas de porcelana os dentes até os implantes dentários. Em muitos casos, é necessária uma combinação dessas técnicas para fornecer melhores resultados.

Então vamos conhecer alguns procedimentos que podem melhorara a aparência de seu sorriso e te fazer mais feliz. Neste post remos abordar as facetas dentárias.

Facetas de porcelana, são pastilhas de porcelana feitas sob medida que o dentista coloca sobre as frentes dos dentes para melhorar a aparência e reparar os danos. As facetas podem mudar drasticamente o sorriso de uma pessoa e ajudar a melhorar a autoconfiança. Tem durabilidade de 10 a 15 anos ( as de porcelana).

Nas décadas de 1920 e 30, atores, atrizes de Hollywood costumavam ir ao extremo de ter os  dentes extraídos e  inserir dentaduras (dentes falsos) para melhorar o sorriso. 

Felizmente, esse procedimento radical deu lugar as facetas de porcelana, uma abordagem conservadora, que podem dar ao seu sorriso  uma aparência renovada.

As facetas  podem ser indicadas  ​​para melhorar uma ampla variedade de problemas dentários estéticos. Eles podem branquear os dentes manchados ou descoloridos, fechar os espaços entre os dentes, “corrigir” um sorriso torto sem a necessidade de aparelhos ortodônticos, reparar lascas e imperfeições e criar um sorriso mais atraente e jovial.

As facetas podem ser de resina ou de porcelana, sendo as de porcelana mais duráveis. As de resina são mais fáceis de manchar, menos resistentes, não precisam de molde e mais baratas, no entanto podem se soltar com mais facilidade. As de porcelana são mais resistentes, precisam de moldes e ajustes, são mais resistentes e duráveis, em caso de quebra podem ser reparadas, são fixas e não saem facilmente.

No caso da faceta de porcelana, o procedimento geralmente envolve a remoção apenas de uma pequena quantidade da camada mais externa do dente, chamada esmalte. O irá moldar os dentes e a boca para a confecção das facetas.  Facetas provisórias serão então colocadas para o paciente usar enquanto as facetas permanentes estão sendo confeccionadas. O procedimento geralmente leva entre uma hora e meia e duas horas.

Em seguida, o laboratório cuidadosamente fabrica as facetas de porcelana e em pouco tempo as mesmas estarão  prontos para serem inseridas nos dentes.  Este processo melhora a aparência e força dos dentes.

Na hora de decidir se as facetas são uma boa opção, converse com seu dentista para saber quantos folheados serão necessários para produzir os resultados desejados. Na maioria dos casos, um mínimo de seis folheados serão suficientes, que geralmente são colocados nos seis dentes frontais superiores, desde o canino no lado direito, até o canino do lado esquerdo.

Às vezes será necessária, antes da colocação das facetas, o tratamento de dentes danificados, ou com cáries e tártaros, bem como a necessidade de alinhamento dos dentes com aparelho ortodôntico, em caso de dentes tortos.

No entanto é necessário cuidados para que suas facetas tenham um maior durabilidade, e esses cuidados incluem:

Escovar sempre os dentes após as refeições;

Ao notar alteração na cor das facetas ou fissuras procurar seu dentista;

Usar fio dental;

E evitar cortar objetos duros com os dentes, para não rachar as facetas.

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *