A nicotina é a substância viciante encontrada em produtos derivados do tabaco, como cigarros e charutos, e pode afetar a função cerebral do usuário.
Uma vez que o corpo se adapta ao consumo regular de nicotina, deixar o vício se torna cada vez mais difícil, devido aos desconfortáveis sintomas da abstinência de nicotina.
Os sintomas de abstinência nicotina geralmente ocorrem após 1 a 3 dias de interrupção de consumo, e depois diminuem ao longo de um período de 3 a 4 semanas. Após esse período, o corpo expeliu a maior parte da nicotina e os efeitos de abstinência são principalmente psicológicos.
Compreender os sintomas de abstinência de nicotina pode ajudar o fumante a ter o controle para deixar de fumar.
A nicotina tem vários efeitos diversos no organismo do usuário. Quando um fumante fuma um cigarro, absorve a nicotina através do revestimento do nariz, da boca e dos pulmões. A partir desses locais, a nicotina entra na corrente sanguínea.
Quando a nicotina atinge o cérebro, ativa áreas envolvidas com sentimentos de prazer e recompensa e aumenta os níveis do neurotransmissor dopamina.
A nicotina também afeta áreas no cérebro relacionado a:
- Respiração
- Memória
- Apetite
- Frequência cardíaca
Quando se usa nicotina por um longo período, ocorrem mudanças no equilíbrio dos neurotransmissores cerebrais. Ao parar de usar a nicotina há um desequilíbrio químico que resulta em efeitos colaterais físicos e psicológicos, como desejos e humor deprimido.
Sinais e sintomas de abstinência de nicotina
Os sintomas da abstinência de nicotina são físicos e psicológicos.
Os efeitos colaterais físicos duram apenas alguns dias enquanto a nicotina deixa o corpo, mas os efeitos colaterais psicológicos podem continuar por muito mais tempo.
Embora possa parecer desagradável, a abstinência de nicotina não causa riscos a saúde.
Os sintomas psicológicos da abstinência de nicotina incluem:
- Desejo intenso de consumir nicotina
- Irritabilidade ou frustração
- Humor deprimido
- Dificuldade de concentração
- Ansiedade
- Alteração de humor
Os sintomas físicos de abstinência da nicotina incluem:
- Dores de cabeça
- Suor
- Inquietação
- Tremores
- Insônia
- Aumento do apetite
- Cólicas abdominais
- Constipação intestinal
- Dificuldade de concentração
Ao parar de fumar o fumante sentirá melhorias no sentido do olfato e paladar, diminuição da tosse e respiração mais fácil, principalmente durante o exercício.
Tratamento para parar de fumar
Abandonar a nicotina pode ser difícil porque o vício é tanto físico quanto psicológico. Muitas pessoas se beneficiam de vários tipos de apoio durante o período de abstinência de nicotina.
Os tratamentos para a retirada da nicotina incluem:
Terapia de reposição de nicotina
Terapia de reposição de nicotina (TRN) é a substituição do cigarro, ou charuto por substâncias que contêm quantidades menores de nicotina tais como::
- Goma de mascar
- Patches de pele
- Inaladores
- Sprays nasais
Não há pesquisas para sugerir que um método é mais eficaz que outro. Combinar diferentes tipos de TRN pode ter um efeito mais efetivo do que um único método sozinho.
Tratamento medicamentoso
Vários tipos de medicamentos podem ajudar a tratar a abstinência de nicotina, como:
- Vareniclina: Sob a marca Chantix, esta droga pode reduzir o desejo por fumar e bloquear os efeitos prazerosos do tabagismo.
- Bupropiona: Este medicamento é vendido como Zyban, e também tem efeito antidepressivo . Auxilia diminuindo o desejo pelo fumo.
Cigarros eletrônicos
Esses cigarros contêm nicotina, que será consumida na forma de vapor, mas não contém a mesma quantidade de substâncias nocivas que a maioria dos outros produtos derivados de tabaco. Entretanto, os risco do uso de cigarros eletrônicos ainda não são conhecidos. Um cigarro eletrônico é um dispositivo que funciona por uma bateria que emite doses de nicotina vaporizada, ou soluções sem nicotina, para o usuário inalar. Proporciona uma sensação semelhante à inalação de fumaça de tabaco, sem a fumaça.
Fonte:
https://www.medicalnewstoday.com/articles/216550.php?sr
Créditos de imagem:
<a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/background”>Background photo created by freepik – www.freepik.com</a>