A palavra Reiki é composta de duas palavras japonesas – Rei e Ki. A própria palavra Reiki traduz-se em “energia vital universal” e baseia-se na crença de que a energia vital flui através de todos os seres vivos.
Quando esta energia se torna interrompida ou bloqueada, acredita-se que o estresse e a doença se seguem.
Os praticantes de Reiki usam a energia da vida universal a que foram sintonizados, para promover a cura natural.
Em um contexto espiritual, que Rei pode ser definido como Inteligência Superior que guia a criação e o funcionamento do universo. Rei é uma sabedoria sutil que permeia tudo, tanto animado e inanimado.
Esta sabedoria sutil guia a evolução de toda a criação, desde o desenrolar das galáxias até o desenvolvimento da vida. Em nível humano, está disponível para nos ajudar em momentos de necessidade e para agir como uma fonte de orientação em nossas vidas. Por causa de sua natureza infinita, é tudo conhecimento.
Rei também é chamado Deus e tem muitos outros nomes dependendo da cultura que o nomeou.
Ki é a energia não-física que anima todos os seres vivos. Ki está fluindo em tudo o que está vivo, incluindo plantas, animais e seres humanos. Quando o Ki de uma pessoa é alto, elas sentem-se fortes, confiantes e prontos para aproveitar a vida e enfrentar seus desafios. Quando está baixa, eles vão se sentir-se fracas e são mais propensas a ficar doente.
Recebemos Ki do ar que respiramos, da comida, da luz do sol e do sono. Também é possível aumentar o Ki usando exercícios respiratórios e meditação.
Quando uma pessoa morre, seu Ki deixa o corpo físico. Ki é também o Chi da China, o prana da Índia, o Ti ou Ki dos havaianos, e também tem sido chamado força odic, orgone, bioplasma e força vital.
Sendo assim Reiki pode ser definido como uma energia de cura não-física composta de energia da força de vida que é guiada pela Inteligência Superior, ou energia de força de vida guiada espiritualmente.
Esta é uma definição funcional, uma vez que estreitamente paralelos com a experiência daqueles que praticam Reiki, em que a energia Reiki parece ter uma inteligência de seu próprio fluir onde é necessário no indivíduo criar as condições de cura necessárias para suas necessidades individuais.
Ele não pode ser guiado pela mente, portanto, não é limitado pela experiência ou habilidade do praticante.
A fonte ou a causa da saúde vem do Ki que flui através e ao redor do indivíduo ao invés da condição funcional dos órgãos e tecidos físicos. É Ki que anima os órgãos e tecidos físicos à medida que flui através deles e, portanto, é responsável por criar uma condição saudável. Se o fluxo de Ki é interrompido, os órgãos e tecidos físicos serão afetados negativamente. Portanto, é uma interrupção no fluxo de Ki que é a principal causa de doenças.
Um atributo importante do Ki é que ele responde aos pensamentos e sentimentos. Ki vai fluir mais fortemente ou ser enfraquecido em sua ação, dependendo da qualidade dos pensamentos e sentimentos.
São nossos pensamentos e sentimentos negativos a principal causa de restrição no fluxo de Ki. Todos os pensamentos ou sentimentos negativos ou desarmoniosos causam uma interrupção no fluxo de Ki. Mesmo a medicina ocidental reconhece o papel desempenhado pela mente na causa de doenças e alguns médicos ocidentais afirmam que até 98% das doenças são causadas direta ou indiretamente pela mente.
Deve ser entendido que a mente existe não só no cérebro, mas também através do corpo.
O sistema nervoso se estende a todos os órgãos e tecidos do corpo e, portanto, a mente existe aqui também. Sabe-se também que a mente se estende até mesmo fora do corpo em um campo de energia sutil chamado aura. Devido a isso, é mais apropriado chamar nossa mente “corpo e mente” pois a mente e o corpo estão tão intimamente ligados.
Portanto, nossos pensamentos negativos não ocorrem apenas no nosso cérebro, mas em vários locais através do corpo e na aura.
Os lugares onde pensamentos e sentimentos negativos se acumulam é onde Ki está restrito em seu fluxo. Os órgãos físicos que existem nesses locais são restritos em seu funcionamento. Se os pensamentos negativos e sentimentos não são eliminados rapidamente, a doença resulta.
Os pensamentos e sentimentos negativos que estão alojados na mente / corpo inconsciente são o maior problema, pois não estamos cientes deles e, portanto, estamos muito dificultados em mudá-los ou eliminá-los.
O grande valor do Reiki é que, por ser guiado pela Inteligência Superior, sabe exatamente aonde ir e como responder a restrições no fluxo de Ki.
Poder trabalhar diretamente nas partes inconscientes da mente / corpo que contêm pensamentos e sentimentos inibidores de Ki negativos e eliminá-los.
À medida que o Reiki flui através de uma área doente ou insalubre, quebra e lava todos os pensamentos negativos ou sentimentos alojados na mente / corpo inconsciente, permitindo assim que um fluxo saudável normal de Ki retorne.
Como isso acontece, os órgãos e tecidos físicos insalubres tornam-se devidamente alimentados com Ki e começam a funcionar de forma equilibrada e saudável, substituindo assim a doença pela saúde.
Esta terapia é indicada para acalmar, relaxar, diminuir o estresse,melhorara a qualidade do sangue, equilibra o funcionamento de nossos órgãos e alivia dor.
Esta técnica de cura não-invasiva, completamente benigna está se tornando cada vez mais popular.
À medida que a medicina ocidental continua a explorar métodos alternativos de cura, o Reiki está destinado a desempenhar um papel importante como uma prática de cura aceita e valorizada em todo mundo.
Saiba mais no link abaixo.
http://www.acupunluz.com.br/index.html
Fonte:
https://www.takingcharge.csh.umn.edu/explore-healing-practices/reiki