A quercetina é um flavonol, uma subcategoria de flavonoides, essa substâncias químico são encontradas nas plantas, são chamadas de fito nutrientes, têm uma ampla gama de benefícios para a saúde.
Os seres humanos não podem produzir quercetina em seu corpo, mas muitas frutas, vegetais e bebidas contém este elemento. Os alimentos ricos em quercetina são as frutas e vegetais, uma vez que este flavonol dá a cor a estes alimentos. A quercetina, o mais abundante flavonoide presente na dieta humana, representa cerca de 95% do total dos flavonoides ingeridos. Está presente nos vegetais, frutas e sucos. São encontradas altas concentrações de quercetina em maçãs, cebolas, chá e vinho tinto.
Alimentos e bebidas que contêm quercetina são:
- uvas
- cerejas
- maçãs
- frutas cítricas
- cebolas
- trigo mourisco
- brócolis
- couve
- tomates
- vinho tinto
- chá preto
A quercetina também está presente em remédios herbais, como ginkgo biloba e hipericão.
Benefícios da quercetina:
1.Tem ação antioxidante:
Antioxidantes são substâncias que protegem o corpo dos radicais livres. Os radicais livres são moléculas instáveis no corpo que podem aumentar o risco de doenças e acelera o envelhecimento.
- Reduz a inflamação
Inflamação é a resposta natural do corpo ao estresse e lesões e geralmente ajuda o corpo a se curar. No entanto, a inflamação crônica pode ser prejudicial ao organismo e contribuir para determinadas doenças.
- Reduz o risco de câncer
A quercetina pode conter propriedades anticancerígenas que ajudam a prevenir a disseminação de células cancerosas e o crescimento de tumores.
- Prevenção de doenças neurológicas
A quercetina pode ajudar a prevenir doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer e a doença de Parkinson.
- Alívio dos sintomas alérgicos
A quercetina pode ser um anti-histamínico eficaz, uma vez que restringe a histamina de ser liberada das células. Estas propriedades anti-alérgicas indicam que a quercetina pode ajudar no tratamento de bronquite e asma.
- Reduz o risco de doença cardíaca
A dieta desempenha um papel essencial na redução do risco de doenças cardiovasculares, como doenças cardiovasculares (infarto e derrame – AVE). Estudos referem que a quercitina diminui a incidência de infarto do miocárdio e derrames cerebrais em pessoas da terceira idade.
- Redução da pressão arterial elevada
A quercetina tem ação benéfica em pessoas com hipertensão arterial, pois segundo estudos diminui os valores pressóricos.
A quercetina pode interagir com alguns medicamentos, se for usar em forma de suplementos deve ser feito sob orientação médica.