O surto de um novo coronavírus (2019-nCoV) foi relatado pela primeira vez em Wuhan, China, em 31 de dezembro de 2019.

Os coronavírus (CoV) pertence  a uma grande família de vírus que causam doenças que variam do resfriado comum a doenças mais graves, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS-Cov), Síndrome respiratória Aguda Grave (SARs). O coronavírus, é uma nova cepa que não havia sido detectada em humanos.

Os coronavírus foram identificados pela primeira vez na década de 1960, mas ainda não se sabe de onde eles vêm. Eles recebem o nome coronavírus devido a sua forma de coroa. Às vezes, mas não frequentemente, um coronavírus pode infectar animais e humanos.

A maioria dos coronavírus se espalha da mesma maneira que outros vírus causadores do resfriado: através de pessoas infectadas, tossindo, espirrando, tocando as mãos ou o rosto de uma pessoa infectada ou tocando coisas como maçanetas nas quais as pessoas infectadas tocaram.

Os coronavírus são zoonóticos, o que significa que são transmitidos entre animais e pessoas. Investigações detalhadas descobriram que o SARS-CoV foi transmitido de gatos da cidade para humanos e o MERS-CoV de camelos dromedários para humanos. Vários coronavírus conhecidos estão circulando em animais, mas que ainda não infectaram humanos.

Sinais comuns de infecção por coronavírus incluem,  sintomas respiratórios, febre, tosse, falta de ar e dificuldades respiratórias. Em casos mais graves, a infecção pode causar pneumonia, síndrome respiratória aguda grave, insuficiência renal e até morte. 

As recomendações padrão para impedir a propagação da infecção incluem:

► Lavagem regular das mãos;

► Cobrir boca e nariz ao tossir e espirrar;

► Cozinhar bem a carne e os ovos.

► Evite contato próximo com qualquer pessoa que apresente sintomas de doenças respiratórias, como tosse e espirros que tenham vindo de viagem internacional;

► Ao visitar mercados com casos de novos coronavírus, evite o contato direto desprotegido com animais vivos e superfícies que tenham tido contato com animais;

► O consumo de produtos de origem animal crua ou mal passada deve ser evitado. Carne crua, leite ou órgãos de animais devem ser manuseados com cuidado, para evitar a contaminação cruzada com alimentos não cozidos, conforme boas práticas de segurança alimentar.

Fonte:

https://www.webmd.com/lung/news/20200124/coronavirus-2020-outbreak-latest-updates

https://www.webmd.com/lung/coronavirus#1

https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *