Não podemos parar o processo de envelhecimento, mas podemos buscar formas de envelhecer de forma saudável, e o primeiro passo em direção a isso é fazer uso de uma dieta equilibrada.

À medida que envelhecemos, nosso organismo passa por transformações – não apenas na aparência, mas também no funcionamento.

Com a maturidade, levamos mais tempo para digerir as refeições devido a lentificação da motilidade intestinal. Na maioria das vezes deixamos de beber água, pois diminui a sensação de sede,  devido a diminuição na produção do hormônio Aldosterona, que regula os níveis de sódio no sangue.

O alimento pode perder um pouco do seu sabor, pela a diminuição das células gustativas alterando o paladar, predominando o sabor amargo.

Além disso, pode haver dificuldade de mastigação, como consequência da diminuição na produção de saliva – aboca fica seca – além da perda de dentes. Em alguns casos, podemos não sentir vontade de cozinhar e consequentemente não ter uma nutrição saudável, por não termos com quem compartilhar o alimento.

Todos esses fatores podem prejudicar a forma de consumir os alimentos, prejudicando o equilíbrio corporal. Sendo assim, seguem algumas dicas de alimentos que podem ajudar a envelhecer com saúde.

Dicas para uma dieta saudável

Mirtilos –  Essas frutinhas são repletas substâncias antioxidantes como flavonóides caroteno-β, luteína e zea-xantina. Os compostos fito-químicos ajudam a combater os radicais livres nocivos derivados do oxigênio do corpo e, assim, proteger nosso organismo contra o câncer, envelhecimento, doenças degenerativas e infecções. O mirtilo contém ácido clorogênico que ajuda  a diminuir os níveis de açúcar no sangue controlando o diabete tipo 2

Fibras – Fibras de alimentos como vegetais,  grãos integrais, frutas e legumes desempenham um papel fundamental no sistema digestivo. Seu consumo, ajuda a prevenir ou aliviar a constipação, bem como reduzir o colesterol, a pressão arterial e a inflamação. Isso pode tornar nosso coração mais saudável.

Fibra também ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e  diminui as  chances de desenvolver diabetes.

Peixes  – Salmão, cavala e sardinha são ricos em ácidos graxos ômega-3. Este ácido graxo atua no organismo reduzindo inflamações, controlando os níveis de colesterol, prevenindo aterosclerose e protegendo o corpo de doenças cardiovasculares e cerebrais, melhorando a memória e a disposição.

Azeite de oliva – Podemos usar este óleo também como um substituto para a manteiga. É mais saudável que alguns outros óleos, pois contribui para o controle do colesterol e favorece a saúde cardiovascular. Auxilia na absorção de vitaminas lipossolúveis da dieta (vitaminas A, D, E, K). É uma fonte de antioxidantes, que pode prevenir a ocorrência de doenças degenerativas e câncer, além de possui ação anti-inflamatória.

Iogurte – é uma excelente fonte de vitaminas do complexo B, principalmente a B12, B6 e a riboflavina, além de minerais como cálcio, magnésio e potássio. Este alimento apresenta quantidades significativas de proteínas, cujo teor, assim como de carboidratos e gorduras, varia conforme o tipo de iogurte de sua escolha, e combina muito bem com frutas.

Tomates – um alimento rico em licopeno, que pode proteger contra o câncer de próstata e a prevenir o câncer de pulmão também. Tomates cozidos ou processados ​​(em suco, pasta e molho) podem ser melhores do que os crus. Pesquisadores acreditam que aquecer ou esmagar tomates libera mais licopeno.

Vinho tinto – de acordo com estudos,  uma taça diária de vinho, pode diminuir em pelo menos 11% o risco de infecção por bactérias que causam uma série de doenças, como úlceras, gastrites, infecções e muitos tipos de câncer –  mas deve ser consumido com moderação.

 Brócolis – o brócolis é rico em fibras também e uma excelente fonte de vitamina C e K,  ácido fólico,  vitamina A, vitamina B-6 e potássio.

Uma dieta saudável é uma importante aliada para o envelhecimento bem sucedido. Consumir alimentos com baixo teor calórico,  ricos em vitaminas e proteínas e com propriedades antioxidantes é um passo importante para o alcance da qualidade de vida na maturidade.

Créditos de imagem:

<a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/heart”>Heart photo created by freepik – www.freepik.com</a>

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *