Existem mais de 600 variedades de morangos. Essa fruta doce e ligeiramente azeda está entre os 10 alimentos com maior teor de substâncias antioxidantes.

Uma alta ingestão de frutas, leguminosas, grãos e vegetais  está associada a pele e cabelos saudáveis, maior energia e menor peso. O aumento do consumo de frutas e vegetais diminui significativamente o risco de obesidade e mortalidade geral.

Essa fruta nativa de várias partes do mundo, pertence à família das rosas e tem um aroma distinto. O morango é uma fruta acessória agregada, o que significa que a parte carnosa não é derivada dos ovários da planta. Em vez disso, cada semente visível que cobre o seu exterior é suportada por um dos ovários da flor. Além disso, as folhas de morango podem ser comidas cruas, cozidas ou até mesmo usadas para fazer chá de morango que é rico em antioxidantes.

 

 Benefícios

Efeito Antioxidante

Alimentos ricos em antioxidantes são importantes para ajudar a proteger as células contra os efeitos dos radicais livres – moléculas prejudiciais produzidas pela poluição, luz solar, fumaça e até mesmo exercícios prolongados. Morango é uma fonte rica e diversificada de antioxidantes. No entanto, o cálice de morango também contém antioxidantes. Um estudo, que analisou os frutos e folhas de amoras, morangos e framboesas, descobriu que as folhas têm um alto valor de ORAC (uma medida da capacidade antioxidante de diferentes alimentos). No entanto, é importante notar que, à medida que as folhas ficam mais velhas, o valor ORAC diminui, de modo que as folhas de morangos frescos são propensas a fornecer o maior valor antioxidante.

Auxiliam o sistema imunológico

Adicionando uma caixinha de morangos ao seu carrinho de compras ajudará a apoiar o seu sistema imunológico também. A parte carnosa vermelha do morango é  rica em vitamina Comer  oito morangos (80g) por dia pode fornecer até 115% de sua ingestão diária de vitamina C, sendo a maior fonte desta vitamina por 100 g de frutas.

Ajudam a controlar o açúcar no sangue

Que tal adicionar uma tigela de morangos para acompanhar a sua refeição. Morangos, associados a uma refeição rica em carboidratos, pode ajudar a reduzir picos de açúcar no sangue e níveis de insulina e ajuda na prevenção da síndrome metabólica e diabetes tipo 2,  devido ao seu rico conteúdo de polifenóis (antioxidantes), que podem influenciar a digestão e a absorção de carboidratos.

Promovem a saúde do coração

Morangos têm altos níveis de antioxidantes saudáveis ​​para o coração, como ácido elágico e flavonoides como antocianina, catequina, quercetina e kaempferol e um papel importante na redução da inflamação e do estresse oxidativo, pressão arterial e melhorar os valores de colesterol.

Ajudam no controle de peso

Morangos são alimentos saudáveis e seu consumo podem nos deixar  livres de culpa; eles podem satisfazer a vontade de comer  doces mas são surpreendentemente baixos em açúcar e calorias. Com apenas 6g de açúcar e 33 calorias por 100g.

Nutrição

Morangos são ricos em nutrientes essenciais, vitamina C, potássio, ácido fólico e fibras. Uma xícara de morangos frescos contém 160 % da quantidade diária recomendada de vitamina C, por apenas 50 calorias.

Uma xícara de morangos frescos fatiados, ou 166 gramas (g), contém uma gama de nutrientes importantes nas seguintes quantidades:

  • Calorias: 53 kcal
  • Proteína: 1,11 g
  • Carboidratos: 12,75 g
  • Fibra dietética: 3,3 g
  • Cálcio: 27 mg
  • Ferro: 0,68 mg
  • Magnésio: 22 mg
  • Fósforo: 40 mg
  • Potássio: 254 mg
  • Vitamina C: 97,6 mg
  • Folato: 40 microgramas (mcg)
  • Vitamina A: 20 unidades internacionais (UI)

Dieta

Morangos estão disponíveis frescos, congelados, liofilizados e em geleias.  Certifique-se de verificar o rótulo de morangos congelados e secos para açúcares adicionados. Ao procurar por geleias ou doces, escolha os sem adição de açúcar.

Créditos de imagem:

<a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/background”>Background photo created by kues1 – www.freepik.com</a>

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *