É muito comum acontecer várias transições de vida devido ao processo de amadurecimento da pessoa, tais como a aposentadoria, mudança de moradia ou luto.
Entretanto, é muito necessário a pessoa ajustar-se á estas mudanças.
Aposentadoria
A aposentadoria é, muitas vezes, a primeira grande transição enfrentada pelas pessoas maduras.
Seus efeitos sobre a saúde física e mental diferem de pessoa para pessoa, dependendo da atitude e da razão para se aposentar.
Cerca de um terço dos aposentados tem dificuldade em se ajustar a certos aspectos da aposentadoria, como renda reduzida, e funções e direitos sociais alterados.
Neste sentido, algumas pessoas optam por se aposentar, esperando deixar o trabalho. Outros, são obrigados a se aposentar devido a problemas de saúde ou perda de emprego.
A preparação apropriada para a aposentadoria, bem como o aconselhamento para aposentados e famílias que sofrem dificuldades, podem ajudar.
Muitos empregadores e agências comunitárias oferecem serviços de planejamento de aposentadoria.
Mudança de moradia
As mudanças de localização, de tipo de moradia ou de endereço podem ocorrer várias vezes durante o período de amadurecimento da pessoa.
Por exemplo, as pessoas podem se mudar para:
– Instituições que oferecem serviços especializados desejáveis,
– Locais menores para reduzir os gastos com a manutenção da propriedade,
– Uma comunidade diferente,
– Um local com um clima melhor,
– Um local perto de membros da família,
– A casa de um parente
– Um conjunto habitacional para pessoas maduras, constituído por amigos ou pessoas que compartilham os mesmos interesses.
As pessoas que respondem mal a estas mudanças de moradia são mais propensas a viverem sozinhas, socialmente isoladas, pobres e deprimidas.
Dados mostram que, os homens, muitas vezes, são mais resistentes a estas mudanças de localização do que as mulheres.
Devido as complicações financeiras, sociais ou outras, algumas pessoas maduras sentem que devem permanecer em casas ou bairros problemáticos, apesar do desejo de se mudarem.
Muitas vezes, as pessoas maduras podem achar que os assistentes sociais podem ajudá-los a avaliar suas opções de mudanças de moradia.
Grande parte do estresse parece surgir quando as pessoas sentem que não têm controle sobre o movimento e não sabem o que esperar no novo ambiente.
Para as pessoas que apresentam perda de memória, um afastamento de ambientes familiares pode intensificar a confusão e a dependência dos outros, podendo levar a frustração.
Muitos movimentos acontecem de repente, mas mesmo um pouco de preparação pode ajudar a diminuir o estresse desta mudança de localização.
As pessoas que se mudam devem estar familiarizadas com a nova configuração com antecedência, se possível.
Viajar para os futuros ambientes e conhecer possíveis vizinhos pode ser muito útil.
Luto
O luto afeta muitos aspectos da vida de uma pessoa madura.
A interação social e o companheirismo diminuem. Além disso, o nível social e as circunstâncias financeiras podem mudar.
As pessoas maduras podem sofrer um declínio na própria saúde após o falecimento de um familiar próximo ou amigo.
Entretanto, o falecimento de um cônjuge afeta homens e mulheres de maneira diferente.
Nos 2 anos após o falecimento de uma esposa, a taxa de mortalidade nos homens tende a aumentar, especialmente se o falecimento da esposa for inesperado.
Para as mulheres que perdem o marido, os dados são menos claros, mas geralmente, não indicam um aumento da taxa de mortalidade.
Alguns distúrbios do sono e ansiedade são normais em pessoas que sofrem de luto.
Esses sintomas de distúrbio do sono, geralmente, se resolvem em meses se a pessoa não utilizar tratamento medicamentoso.
A atenção é necessária se o sofrimento da pessoa se tornar prolongado, se as pessoas se tornarem incapazes ou não estarem dispostas a realizarem atividades diárias, mesmo essenciais, ou se falarem de suicídio. Nestes casos, uma avaliação e tratamento por profissionais da saúde torna-se essencial.
Se depressão for diagnosticada, as pessoas podem ser encaminhadas para um profissional de saúde mental. Sendo que, as vezes, medicamentos antidepressivos podem ser úteis.
Leia também:
– Saúde mental e Amadurecimento
– Ai que tristeza… Será que é depressão???
– Envelheci… Quero morar sozinho
– Benefício de assistência social ao idoso “Aposentadoria Social”
– Dramaterapia abrindo portas para mudança
Fonte:
Créditos da imagem:
http://br.freepik.com/fotos-gratis/atravessar-uma-ponte-balancando_643548.htm
<a href=”http://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/agua”>água fotografia desenhado por Creativeart – Freepik.com</a>