Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Vitamina B3 na prevenção de glaucoma

Atualmente, não há cura para o grupo de doenças oculares que compõem o glaucoma.

No entanto, novas pesquisas apontam para uma maneira de prevenir a doença, como o uso de vitamina B3, que tem tido eficácia comprovada no tratamento em ratos.

A pesquisa, liderada pelo professor do Laboratório de Jackson e pesquisador médico Howard Hughes, Simon WM John, investigou o efeito da vitamina B3 em camundongos que foram geneticamente modificados para serem propensos ao desenvolvimento de glaucoma. Os resultados foram publicados na revista Science.

Glaucoma é o nome dado a um grupo de doenças neurodegenerativas que afeta o nervo óptico e, que pode levar à deficiência visual e cegueira.

No chamado glaucoma de ângulo aberto, um acúmulo de fluido no interior do olho aumenta a pressão intra-ocular até um ponto onde danifica o nervo óptico, causando eventualmente a perda de células ganglionares da retina. Estas são células neuronais que conectam o olho ao cérebro através do nervo óptico.

Esta condição afeta mais de 60 milhões de pessoas em todo o mundo, com 3 milhões de casos de suspeita de glaucoma em adultos nos Estados Unidos.

A idade avançada é um fator de risco para o glaucoma, pois sua prevalência aumenta com a idade onde nervo óptico, juntamente com as células neuronais, se tornam mais vulneráveis ​​aos efeitos nocivos da pressão intra-ocular.

O professor John e colaboradores, realizaram um conjunto de testes genéticos, metabólicos e neurobiológicos em um grupo de camundongos geneticamente predispostos ao desenvolvimento de glaucoma, bem como em um grupo controle saudável.

Os pesquisadores descobriram que a molécula nicotinamida adenina dinucleotide (NAD) diminui com a idade.

NAD é uma coenzima que desempenha um papel fundamental na oxidação celular. Um corpo saudável produz seu próprio NAD com a ajuda de vitamina B3. Quando ingerida, a vitamina B-3 eventualmente converte em NAD.

O declínio da NAD enfraquece o metabolismo das células cerebrais e a pressão intra-ocular e, é particularmente perigosa no contexto de um corpo privado de NAD.

Para esclarecer como ocorre este processo vamos imaginar uma moto velha, que corre muito bem, mas que fica menos confiável ​​com a idade.

Um dia, fazemos um passeio até uma colina íngreme ou em uma jornada muito longa e percebemos que a moto velha é menos confiável do que uma nova moto, pois ela pode falhar com uma frequência mais alta do que a moto nova.

A quantidade de vezes que a moto pode falhar aumenta ao longo do tempo, resultando em danos maiores com a progressão do percurso. E, isso pode ocorrer, também, com a doença.

Os pesquisadores adicionaram vitamina B3 à água potável de camundongos predispostos para glaucoma. E, isto inibiu a maioria das alterações moleculares geralmente associadas com o avanço da idade e protegeu os mesmos contra o aparecimento do glaucoma.

Segundo os autores, isso sugere que os tratamentos com vitamina B3 – também conhecida como niacina, ou nicotinamida – melhora o metabolismo das células aos sinais do envelhecimento ocular especificamente do gânglio retiniano, mantendo-os saudáveis.

O fato de que eles permaneçam mais saudáveis ​​e mais robustos por um longo período de tempo torna-os mais resistentes aos danos induzidos pela pressão.

Além disso, os cientistas descobriram que uma inserção do gene Nmnat1 no corpo de ratos geneticamente predispostos impediu o desenvolvimento do glaucoma.

O gene Nmnat1 é responsável pela enzima que forma NAD a partir da vitamina B3.

A terapia genética refere-se a uma gama de técnicas experimentais, incluindo a substituição de genes mutantes com réplicas saudáveis, eliminando genes causadores de doenças e inserindo novos genes no corpo parando a evolução de uma doença.

A equipe de pesquisadores estão, atualmente, trabalhando no fechamento de parcerias clínicas para testar a eficácia de um tratamento com vitamina B3 e outras doenças neurodegenerativas.

Espero que tenham gostado deste post e até a próxima.

Fonte:

http://www.medicalnewstoday.com/articles/315881.php 

Crédito da imagem:

<a href=”http://www.freepik.com/free-photos-vectors/azul”>Azul fotografia created by Javi_indy – Freepik.com</a>

<a href=”http://www.freepik.com/free-photos-vectors/fundo”>Fundo fotografia created by Mrsiraphol – Freepik.com</a>

 

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Parceiros