Pandemia é um surto de proporções globais. Isso acontece quando uma bactéria ou um novo vírus é  capaz de se espalhar rapidamente.

A pandemia é o estado de propagação de doença graves e pode se espalhar facilmente de uma pessoa para outra.

A palavra pandemia vem do grego pandemos, que significa “pertencente a todas as pessoas”. A palavra grega pan significa “todos” e a palavra grega demos significa “pessoas”.

Existem várias formas de identificar como as doenças se comportam, uma delas é a pandemia, entretanto os termos  endemia e epidemia são outras formas utilizadas pela ciência Epidemiologia, para identificar o padrão de propagação e incidência de uma doença. A epidemia é quando uma doença aumenta além dos limites de casos esperados em uma cidade, região ou país, mas uma pandemia se espalha além das fronteiras nacionais, possivelmente em todo o mundo.

A doença endêmica é aquela que está sempre presente em um local ou comunidade em particular, com números de casos que não ultrapassam os limites esperados para um determinado período.

Uma pandemia  geralmente é causada por microorganismos altamente transmissíveis entre seres humanos, ou por bactérias que se tornam resistentes ao tratamento com antibióticos. Às vezes, as pandemias são causadas simplesmente pela capacidade de agente e se espalhar rapidamente, como na Peste Negra.

O Coronavírus COVID-19 já é considerado pandemia pela Organização Mundial de Saúde, devido ao seu alto poder de infectividade e sua forma de transmissão.

Os seres humanos, podem ter pouca ou nenhuma imunidade contra um novo vírus. Muitas vezes, o novo vírus não causa mal a um indivíduo, mas caso mude ou sofra mutação, poderá começar a se espalhar facilmente. Nesse caso, uma pandemia pode ocorrer.

No caso da gripe, os surtos sazonais – ou epidemias – são geralmente causados ​​por subtipos de vírus que já circulam entre as pessoas.

As pandemias, por outro lado, são geralmente causadas por novos subtipos. Esses subtipos não haviam circulado entre seres humanos antes.

Uma pandemia afeta mais pessoas e pode ser mais mortal que uma epidemia. Também pode levar distúrbios sociais, perdas econômicas e causar pânico na comunidade.

Créditos de Imagem:

<a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/health”>Health vector created by freepik – www.freepik.com</a>

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *